A Borboleta (The butterfly)

1995_borboleta_butterfly1.jpg 

A Borboleta – pintura em lápis de cor – 1995 (The butterfly – colored pencil – 1995)

Essa é uma peça importante para mim pessoalmente. Eu estivera estudando com mestre Martinez já por algum tempo nesta época. Por mais de um ano tudo o que fiz foi estudar valores, proporções e a figura humana; e mestre Martinez era muito exigente. Apesar de eu adorar estudar arte e, normalmente, querer fazer isso o tempo inteiro, nesta época eu estava realmente cansada. Mestre Martinez então sugeriu que eu fizesse uma pausa nos estudos e pintasse algo apenas por prazer. Ele propôs que eu escolhesse qualquer tema que eu quisesse desenhar ou pintar e simplesmente pintasse. Depois continuaríamos os estudos. Esta foi a pintura que eu escolhi. Ela acabou se revelando ser trabalho duro também, mas desta vez eu mesma havia escolhido meu desafio. Eu mesma escolhi o tema, o material e determinei os objetivos a serem atingidos. Até hoje eu lembro dessa importante lição aprendida com mestre Martinez: de tempos em tempos o artista tem que parar e fazer algo somente para si mesmo.  Todo o estudo e trabalho duro não trará satisfação se não for usado para o artista simplesmente expressar-se.

This is an important piece for me personally. I had been studying under master Martinez for sometime then. For more than a year all I did was study values, proportions and the human figure, and master Martinez was very challenging. Although I love to study art and usually can´t get enough of it, I was really tired. Master Martinez suggested that I take a break from all the hard work and do something just for fun. He told me to pick anything I would like to draw or paint and just do it. After that we would continue our studying. This was the painting I picked. It turned out to be hard work also, but this time I had chosen my challenge. I chose what to paint, the material I would paint it with and set the goal for myself. Even nowadays I still remember this most valuable lesson I learned from master Martinez: sometimes you have to stop and do something just for yourself. All the work and study will bring no satisfaction if it is not used to simply express yourself.

Deixe uma resposta

